A quebra de estereótipos de Mulan | My Livre Mente

20 de jun. de 2014

A quebra de estereótipos de Mulan


Neste mês de junho, Mulan (animação da Walt Disney Animation Studios) está completando 16 anos de lançamento. O filme teve um impacto bem grande, já que foi o primeiro a quebrar toda tradição Disney de princesa que espera loucamente pelo príncipe. Desde Branca de Neve (1937), a Disney sempre mostrou personagens femininas que eram as mocinhas indefesas que necessitavam de um homem para serem salvas. Porém, em 1998 as coisas mudaram, naquele ano iria surgir a primeira personagem da Disney a mudar todo aquele padrão imposto desde 1937, o que a transformaram em uma das melhores personagens femininas ever! Pra quem não conhece, ai vai um pequeno enredo. 

Em 450 d.C., o vilão Shan-Yu, líder dos Hunos está revoltado com a construção da Grande Muralha da China e acaba por invadir a China Imperial. Com a ameaça que a invasão dos Hunos trouxe, o Imperador ordena que um homem de cada família seja convocado para o exército e assim, poder expulsar os Hunos da China. A jovem Fa Mulan, sabendo que seu pai, um ex-soldado já está velho e debilitado devido uma doença em sua perna não resistiria à guerra e seria morto, decide se disfarçar de homem e ir a guerra no lugar dele. Ela foge durante a noite levando consigo a espada e armadura que um dia seu pai usara em batalha. Os ancestrais de Mulan sabem que se seu segredo for descoberto ela será morta decidem enviar o Grande Dragão de Pedra para resgatá-la e pedem a Mushu (um dragãozinho que parece mais um lagarto) para acordá-lo, porém Mushu acidentalmente o quebra. Ele então resolve ir atrás de Mulan as escondidas e trazê-la de volta vitoriosa da guerra e assim ganhar o respeito dos ancestrais e se tornar um guardião da família Fa (já que ele é só o dragãozinho que toca o gongo para acordar os outros ancestrais). 

 Mulan é um filme sensacional por diversos motivos. Ele mostra que não existe diferença entre os sexos, Mulan, uma mulher que poderia ser considerada indefesa e sem força se vestiu de homem, criou coragem de ir pra guerra, assim seu pai (que estava debilitado) não correria risco de vida e assim a honra da família Fa seria mantida. Mulan fez tudo isso sabendo que se fosse descoberta poderia ser morta pra mim, isso é um ato de amor verdadeiro 

O longa ainda mostrou um desprendimento enorme dos padrões de beleza. Uma das cenas mais fortes é quando Mulan corta seu cabelo com uma espada, se desapegando totalmente aos estereótipos femininos por seus objetivos e sua honra. 


Uma das melhores qualidades de Mulan (que a diferenciam de quase todas as princesas Disney) é ela não ter frescura nenhuma. Ela vai pra guerra, tem de viver no meio do mato, fazer um treinamento pesado e se comportar como um homem, chegando a dar aquela escarrada bonita pra mostrar sua masculinidade! Tudo isso sem reclamar, já que ela tinha o objetivo maior de honrar sua família e proteger a China.

E você sabia que Mulan foi inspirado em uma história “real”? Pois é, o longa foi baseado no poema chinês A Balada de Mulan, que conta a história de uma heroína que lutou durante 12 anos na guerra disfarçada de homem, porém não se sabe se o poema é real ou apenas fictício. 
Mulan se desprendeu de tudo, saiu de sua zona de conforto e foi pra guerra, como recompensa se tornou a heroína que salvou a China, ainda existe alguma dúvida de que essa mulher é incrível? <33 A mensagem que o filme transmite (pelo menos pra mim) é que independente de sermos mulheres, temos a força necessária pra fazer de tudo, basta termos coragem de encarar os desafios e fazer os sacrifícios necessários para realizar nossos objetivos independente de quais eles sejam.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © My Livre Mente |
Design by Edson Almeida | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Instagram YouTube