Halloween | My Livre Mente

2 de abr. de 2014

Halloween


A palavra Halloween vem do inglês antigo “Hallowed” que significa “santo”, “e’em” significa noite e seu nome então quer dizer “Noite Santa” ou de “All Hallows' Even" que significa “Noite de todos os santos”. Essa festividade acontece um dia antes da festa de “todos os santos”. Essa festa típica é comemorada nos países anglo-saxônicos, e suas origens vêm dos celtas e dos druidas.

Na tradição druida, o ano novo começava no dia 1° de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma fogueira no topo das colinas e se pintavam para celebrar a fertilidade e o final do verão.

Na tradição celta, comemoravam o “Samhain”, um festival que comemorava as boas colheitas e o inicio dos meses frios. Acreditava-se que os espíritos das pessoas que morreram durante o ano, voltavam e procuravam corpos para possuir. As pessoas na noite de 31 de outubro apagavam o fogo em suas casas para torná-las frias, e fantasiavam-se e desfilavam fazendo barulho por toda a vizinhança para espantar os maus espíritos.

As igrejas utilizaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os santos quando o cristianismo substituiu o paganismo. Na idade media, o Halloween era associado à figura de bruxas e espiritismo, então a inquisição perseguiu e acusou varias pessoas que participavam do festival de fazerem bruxaria. Os irlandeses levaram o Halloween para os Estados Unidos em 1840, e La ficou conhecido como “Dia das bruxas”.

Símbolos

Doces ou travessuras (trick or treat)

Na cultura celta acreditava-se que para espantar os espíritos, era necessário deixar comida para eles, mais tarde, os mendigos começaram a pedir alimento e em troca fariam orações para os membros mortos da família.


Nos tempos modernos, com a chegada os irlandeses a America,  para parar as travessuras das crianças pobres, as pessoas ofereciam doces como uma forma de chantagem. Os primeiros Dias das Bruxas ficaram conhecidos como “Noite dos Mendigos”.


Abobora

Segundo lendas, esta pratica começa quando Jack um homem que enganou o diabo, prendendo-o numa arvore, e fez um pacto com ele para não incomodá-lo e ele o soltava, o diabo aceitou a proposta e assim estava firmado o pacto. Quando Jack morreu, não conseguiu entrar no céu por causa de suas maldades, e também não conseguiu entrar no inferno. A partir daí, sua alma ficou perambulando pelo mundo e a partir daí as aboboras são utilizadas para  iluminar seus caminhos.


Bruxas

Lendas dizem que nas noites de 30 e 31 de outubro as bruxas participavam de festas feitas pelo diabo, e lá faziam feitiços, maldições, nos EUA, estas histórias misturaram-se com as de magia negra contada pelos escravos africanos.


Gato preto

Segundo lendas, são associados a bruxas, que podiam transformar-se em gatos pretos. Outras lendas dizem que são os espíritos de pessoas mortas. Acredita-se que se um gato preto cruzar o caminho de uma pessoa é sinal de azar.


Vassouras

Simbolizam a limpeza de energias negativas, pensamentos negativos.


Morcegos

Simboliza a visão além das aparências, captação de formas e distancias, consegue ver o intimo.


Velas

 Mostram o caminho para a outra vida


Caldeirão

Era utilizado para enviar mensagens escritas aos espíritos


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © My Livre Mente |
Design by Edson Almeida | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Instagram YouTube