My Livre Mente: 04/02/14

2 de abr. de 2014

Halloween


A palavra Halloween vem do inglês antigo “Hallowed” que significa “santo”, “e’em” significa noite e seu nome então quer dizer “Noite Santa” ou de “All Hallows' Even" que significa “Noite de todos os santos”. Essa festividade acontece um dia antes da festa de “todos os santos”. Essa festa típica é comemorada nos países anglo-saxônicos, e suas origens vêm dos celtas e dos druidas.

Na tradição druida, o ano novo começava no dia 1° de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma fogueira no topo das colinas e se pintavam para celebrar a fertilidade e o final do verão.

Na tradição celta, comemoravam o “Samhain”, um festival que comemorava as boas colheitas e o inicio dos meses frios. Acreditava-se que os espíritos das pessoas que morreram durante o ano, voltavam e procuravam corpos para possuir. As pessoas na noite de 31 de outubro apagavam o fogo em suas casas para torná-las frias, e fantasiavam-se e desfilavam fazendo barulho por toda a vizinhança para espantar os maus espíritos.

As igrejas utilizaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os santos quando o cristianismo substituiu o paganismo. Na idade media, o Halloween era associado à figura de bruxas e espiritismo, então a inquisição perseguiu e acusou varias pessoas que participavam do festival de fazerem bruxaria. Os irlandeses levaram o Halloween para os Estados Unidos em 1840, e La ficou conhecido como “Dia das bruxas”.

Símbolos

Doces ou travessuras (trick or treat)

Na cultura celta acreditava-se que para espantar os espíritos, era necessário deixar comida para eles, mais tarde, os mendigos começaram a pedir alimento e em troca fariam orações para os membros mortos da família.


Nos tempos modernos, com a chegada os irlandeses a America,  para parar as travessuras das crianças pobres, as pessoas ofereciam doces como uma forma de chantagem. Os primeiros Dias das Bruxas ficaram conhecidos como “Noite dos Mendigos”.


Abobora

Segundo lendas, esta pratica começa quando Jack um homem que enganou o diabo, prendendo-o numa arvore, e fez um pacto com ele para não incomodá-lo e ele o soltava, o diabo aceitou a proposta e assim estava firmado o pacto. Quando Jack morreu, não conseguiu entrar no céu por causa de suas maldades, e também não conseguiu entrar no inferno. A partir daí, sua alma ficou perambulando pelo mundo e a partir daí as aboboras são utilizadas para  iluminar seus caminhos.


Bruxas

Lendas dizem que nas noites de 30 e 31 de outubro as bruxas participavam de festas feitas pelo diabo, e lá faziam feitiços, maldições, nos EUA, estas histórias misturaram-se com as de magia negra contada pelos escravos africanos.


Gato preto

Segundo lendas, são associados a bruxas, que podiam transformar-se em gatos pretos. Outras lendas dizem que são os espíritos de pessoas mortas. Acredita-se que se um gato preto cruzar o caminho de uma pessoa é sinal de azar.


Vassouras

Simbolizam a limpeza de energias negativas, pensamentos negativos.


Morcegos

Simboliza a visão além das aparências, captação de formas e distancias, consegue ver o intimo.


Velas

 Mostram o caminho para a outra vida


Caldeirão

Era utilizado para enviar mensagens escritas aos espíritos


Esmalte de efeito magnético

Quem aí adora esmaltes e gosta de estar sempre antenada no mundo dos esmaltes? Se você disse sim, veio ao lugar certo!


Hoje vou mostrar pra vocês uma novidade que está fazendo o maior sucesso nas unhas das gringas e que com certeza fará nas unhas das brasileiras também: O ESMALTE MAGNÉTICO!

Esse esmalte é um esmalte com efeito metálico (até ai nada de novidade), e ele vem com uma espécie de imã que deixa um desenho super divertido nas unhas. Funciona assim: o esmalte quando ainda não está seco, em contato com esse imã, faz com que algumas partículas se juntem, e outras se separem, formando um desenho geométrico super tendência!
Curtiram?


Veja como usar aqui:





Vale lembrar que o esmalte deve estar molhado, o imã não pode encostar-se às unhas (vai borrar, claro) e a parte do desenho do imã deve estar sobre as unhas. Também não recomendo passar mais de duas camadas, se não o resultado não será tão bom.


Esse que usei é da Impala (coleção Ilusionista) e a cor é a Ilusão de Ótica. Essa mesma coleção de esmaltes tem várias cores com imãs diferentes, basta usar a criatividade e sair arrasando por ai! Há outras marcas e tipos no mercado, mais baratas e mais ousados, é só procurar e encontrar a que mais tem o seu estilo!

As Bem Resolvidas (?)



Escrito por Luis Eduardo Mata, publicada na Editora Vermelho Marinho no ano de 2011 tem um número bom de páginas sendo (?), é um típico gênero para quem gosta de um bom livro divertido e humorado.
O livro da série As bem resolvidas (?), que tem como nome “Quem manda aqui sou eu!”, trata com muito humor as questões do cotidiano que envolvem a garotada teen em seu âmbito social.
A história se desenvolve numa das paisagens mais bonitas do Brasil sendo o Rio de Janeiro, os locais citados no livro são muito bem descritos e dão uma sensação de quero mais, e diante de tal paisagem vai contando sobre a vida das três amigas, Alessandra Penteado, Isabel Nogueira, Christianne de Bettencourt, ou Alê, Isa e Chris.
A trama é bem humorada e conta com diversas intrigas, dramas, romances, conquistas, inveja e muita badalação. As garotas sentem a liberdade como se elas não a tivessem.
Na história o trio de Chris tem como rival uma das mais periguetes e peruas da escola Internacional. O mais incrível é que ainda não se sabe ao certo, o porquê desses desentendimentos. Creio que nos próximos livros da Série a história entre Chris e sua rival Bu Campello (Bruna Campello) fique mais clara no decorrer da história.
Alê tem um namorado sanfoneiro segundo as amigas, já que PH (Pedro Henrique) e ela têm diversas idas e vindas no namoro. Ele faz usos cômicos de vícios de linguagem, já nos alertando que os vícios de linguagem fazem nós virarmos motivos de piada. E Bu Campello? Você nem vai acreditar ela é a “Princesa da piaçava”. Sabe por quê? A família dela enriquece fabricando vassouras. Isso é só uma amostra do que o livro tem para oferecer.
É um livro estilo Gossip Girl, pois se você não gosta de romance etc., como disse no começo, pode esquecer. Mais se é amante do gênero, não vai só gostar, vai amar cada pedacinho da história. Esse foi um dos livros que eu gostei bastante, e que não é um livro que tem vampiros, já que sou apaixonado pelo gênero. Fiquei tão cativado pela história que fiz a minha amiga Dri ler algumas das páginas junto comigo (olha eu aqui fazendo spoiler), e ficamos impressionados com o tom cômico que é usado no livro, pra você ter noção cheguei rir muito alto na escola enquanto lia.
De maneira geral é bem humorado mesmo, usando muito bem o humor a favor da história e é usado na hora certa, o que quebra o clima de uma forma bem sutil. Recomendo o livro para quem gosta de se divertir enquanto lê, e para que gosta do estilo Gossip Girl.

Pessoas, viver e poesia.



Tem pessoas que chegam em nossas vidas e passam, isso mesmo, passam, algumas passam com pressa, outra passam despercebidas e tem outras que nem querem passar, mas por fim acabam passando. Eu penso que deve haver algum sentido nisso, ninguém fica em uma casa que não deseja estar, assim como ninguém vai embora de um lugar que deseja ficar, mas como tudo na vida passa, é necessário que elas vão, é como se fosse um ciclo, um renovo há quem se engane e ache que pessoas não são renováveis, mas atire a primeira pedra aquele que nunca deixou “um alguém” passar e hoje mal se lembra mais de seu nome? Não por que você quis, não por que você decidiu, mas por que a vida decidiu decidir por você. Acho que deveria haver um estudo sobre os ciclos da vida, não, eu não digo do ciclo natural nascer, viver e morrer, um estudo mais a fundo, um estudo do real sentido da palavra ”viver”, não só biologicamente, mas poeticamente, por que afinal, viver é uma poesia, trechos escritos por nós, trechos escritos por você, trechos escritos pela vida.

C.N 

Você já assistiu Valente?



Brave (no Brasil, Valente) é a 13ª animação da Pixar Animation Studios (subsidiaria da The Walt Disney Company), sendo seu primeiro conto de fadas e o primeiro filme da Pixar a ter uma mulher como protagonista. Brave foi dirigido por Mark Andrews e Brenda Chapman, com a dublagem de Kelly Macdonald como Merida, Billy Connoly como Rei Fergus, Emma Thompson como Rainha Elinor e Julie Walters como a Bruxa.


Brave conta a história da jovem princesa Merida, filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor do Reino de Dunbroch, na Escócia. Merida foi criada por sua mãe, que sempre lhe ensinou os costumes de seu reino, porém ela não queria nada disso. Enquanto sua mãe queria que ela fosse uma moça calma e paciente, Merida se tornou uma rebelde que prefere praticar arco e flecha a ter um casamento arranjado. Quando sua mãe organiza uma competição para decidir quem seria seu futuro marido, Merida se revolta e tenta a todo custo mudar a opinião da sua mãe, não obtendo muito resultado ela recorre a uma bruxa que lhe promete um feitiço que irá mudar a mãe dela (e consequentemente, o destino de Merida). Porém, as coisas não saem como esperado, fazendo com que Merida tenha de consertar toda a bagunça que ela criou.


A trilha sonora de Brave conta com 20 canções (sendo 05 cantadas e as outras 15 instrumentais). Na edição brasileira, o cd conta com mais três canções, essas são O Céu Eu Vou Tocar e Ao Ar Livre, interpretadas por Manu Gavassi e Canção de Mor’du, interpretada por Luiz Carlos Persy (dublador do Rei Fergus na versão brasileira de Brave). A trilha estreou em 33ª posição da Billboard 200 - uma parada musical que lista os 200 discos mais vendidos em cada semana nos Estados Unidos. Também atingiu a 2ª posição na Billboard Soundtracks - que lista os discos de trilha sonora mais vendidos em território americano a cada semana.


Brave surpreendeu (e ganhou um lugarzinho especial no meu coração) por que mostrou uma princesa totalmente fora do padrão já imposto pela Disney. Merida se tornou a primeira princesa a ter os cabelos cacheados, ter uma atitude mais rebelde e a não se casar, o filme ainda mostrou Merida lutando contra tudo e todos para proteger sua mãe, fugindo assim do tradicional amor romântico que os filmes de princesa possuem. A Pixar conseguiu criar uma imagem feminista com Merida, ela criou todos os problemas da trama e ela mesma os resolveu, sem a interferência de homens. Mostrou-a como uma personagem extremamente forte, com uma personalidade forte, seus ideais, sonhos e desejos e ela correndo atrás para realizá-los.

Merida se tornou uma figura feminista que sim, pode influenciar o pensamento de muitas meninas, as fazendo enxergar que elas não são apenas rostinhos bonitos, que elas podem ser guerreiras, correrem atrás dos seus sonhos, desafiar os outros para realizar seus sonhos, sem deixar de serem mulheres propriamente ditas.


Dicas na cozinha

1. Sempre peneirar açúcar e farinha antes de preparar algum alimento
2. Tirar congelados do freezer um dia antes. Lembre-se sempre que carnes e peixes precisam ser descongelados na geladeira.
3. Adote o uso do papel toalha para evitar lavar panos de prato, pense no meio ambiente.
4. Água estraga a receita. Esta é uma regra básica e que merece atenção, por isso, seque bem a panela e os alimentos em papel toalha antes de começar a cozinhá-los.
Receita preguiçosa

Colherzinha de limão

Ingredientes
01 lata de leite condensado.
Suco de 02 limões.

Modo de fazer
Depois dessa longa lista de ingredientes, longas instruções de preparo: jogue tudo no liquidificador por uns 5 minutos. Só isso e, quando você abrir a tampa, o creme vai estar bem consistente. Se não estiver, adicione mais suco e bata um pouco mais. Aí, é só colocar nas colherinhas (com a ajuda de outra colher) e servir ou levar à geladeira pra ficar ainda mais firme (aconselho a segunda opção, fica até mais gostoso). A receita rende umas 50 colherinhas, o que poder variar dependendo da colher que você usa. Se quiser fazer uma graça, granulado colorido tai pra isso.

Sejam-bem Vindos ao My Livre Mente



Olá pessoal, tudo bem? Nós, da equipe My Livre Mente viemos aqui para dar as boas-vindas a vocês e falar um pouquinho sobre como vai ser nosso blog. Aqui no My Livre Mente iremos tratar dos mais variados assuntos, desde moda, decoração, cinema até culinária, música, etc. com uma frequência certinha, ou seja, a cada dia vai ter um post novinho em folha. Estamos aqui para entreter vocês. Mas pra que todos nós tenhamos uma boa convivência blogueiros – leitores, temos de fazer alguns combinados, coisinhas bobas como nada de comentários ofensivos (afinal, também temos sentimentos), façam críticas construtivas assim vocês podem nos ajudar a ficar cada vez melhores, deem sugestões. Enfim, chega de blá-blá-blá! 


Sejam todos bem-vindos ao My Livre Mente

Atenciosamente, toda a equipe My Livre Mente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © My Livre Mente |
Design by Edson Almeida | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Instagram YouTube